sexta-feira, 6 de junho de 2008

GRANDEZAS FÍSICAS

A altura de um edifício, a velocidade de um carro, o comprimento de um trilho, a quantidade de água de um tanque, o tempo de duração de uma partida de futebol, são grandezas. A cada uma dessas podemos associar um valor numérico. A esse ato chamamos medir. Nem todas as grandezas podem ser medidas. Ao amor, a simpatia, a simpatia, ao patriotismo, por exemplo, não podemos associar valores numéricos. Mas o comprimento de uma mesa, à massa de uma estátua e à duração de uma aula podemos associar valores numéricos. Esta idéia pode ser generalizada na afirmação:

Grandeza física é toda grandeza que pode ser medida.

Como fazemos para medir uma grandeza?
Para determinar o comprimento de uma corda, comparamos seu tamanho com um comprimento tomado como padrão (fundamental): o metro. Assim, se a corda for quatro vezes maior que o metro, dizemos que ela tem quatro metros de comprimento. Ao medir massas, usamos as balanças. Estas comparam as massas dos corpos com outras massas definidas e tomadas como padrão. Para medir a grandeza tempo usamos, em geral, como instrumentos de medida, os relógios. Generalizando a idéia de medir para outras grandezas e para outros instrumentos, podemos afirmar:

Medir uma grandeza é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, tomada como medida padrão.

Para a Mecânica, consideramos como fundamentais as grandezas comprimento, massa e tempo. Para cada uma delas temos uma grandeza considerada como padrão:
O metro é o padrão para as medidas de comprimento.
O quilograma é o padrão para as medidas de massa.
O segundo é o padrão para as medidas de tempo.


Essas grandezas - metro, quilograma e segundo - fazem parte do Sistema Internacional de Unidades (SI). Estes sistemas inclui muitas outras unidades de medida.
VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES:

Nenhum comentário:

Followers

 

FÍSICA.COM. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com